segunda-feira, fevereiro 28, 2005

Valha-nos Deus e Santa Maria ...

Reconheço, humildemente, com a voz embargada pela emoção, e com as lágrimas percorrendo o rosto, o quão dificil foi ler as sábias palavras do Antunes.
Esse Senhor (com maiúscula, tal a dedicação e o denodo com que tem feito elevar alto o bom nome de Lázaro) fez uma análise certeira do nível indecoroso e desprestigiante a que chegaram certos membros ex-auto-intitulados de canhenses dos quatro costados, numa linguagem crua mas verdadeira e impressiva.
Só por isso, meus caros, o Antunes será proposto a candidato ao Prémio Nobel da Literatura, e ficará com o pelouro a que chamaremos simplesmente "Brasil", responsável pela descoberta de novos valores e pelo desenvolvimento da língua de Camões com sotaque, em ambiente prático. Poderá, se o entender, solicitar o apoio ao nosso especialista em assuntos de Vera Cruz, o nosso Monarca, pese embora as elevadas responsabilidades que caberão a este último na Organização, tal como se verá mais em baixo.
Quanto à substância do seu texto, destaco uma parte, pela força que a todos deveria dar: o Pêras, esse homem cansado in natura, conhecedor do bom soninho, mantém apesar de tudo a sua auto-estima, ao reconhecer a importância de manter em alta a sua atitude de bebedor: Mesmo de olhos pregados, o Pêras marca presença.

Mas e cadê os outros ?! Esses maridos, pais, quase pais, quase casados, diria mesmo cadê esses ex-amigos e companheiros, cadê essa gente que já deu trabalho extra à dita Unicer e contribuiu para aumentar o PIB deste país, ajudando inclusivamente a elevar um dos mais importantes índices de desenvolvimento de uma nação: o consumo de bebidas alcoólicas e espirituosas ?!

Enfim, quando as mulheres já mandam e determinam não só o dia de saída mas também a hora da chegada do (ex) macho, é altura de tomar decisões drásticas, mas firmes, e sobretudo necessárias.

Proponho, por isso, a expulsão da nossa Organização de quem no jantar da próxima sexta feira dia 4.03.2005 não faça o JURAMENTO DE LÁZARO. Esse juramento antigo impõe o retomar da velha tradição, ancestral de anos e anos, referida pelo Antunes, das saídas duplas à sexta e ao sábado, pelo menos até ao nascer do sol.

Quero também elogiar a sabedoria e a razão das palavras do nosso Monarca, que faz uma análise igualmente fria, mas real, do pântano em que se tornaram certas figuras canhenses, outrora emblemáticas e vivas, hoje sem espuma e sem gás.
Seguramente aproveitarei parte da sua proposta equipa para a Organização que liderarei. E comigo esse Monarca vai a Vice-Presidente, que acumulará com as funções de reconhecimento de casebres reais, para as nossas visitas culturais e de conhecimento, de que já dei nota nos primeiros emails trocados. Nestas acções de reconhecimento, o nosso Monarca será assessorado por profissionais e especialistas no assunto, cujo nome nem preciso referir, tal a reputação ibérica e internacional que lograram alcançar.

Destaco ainda a sua lúcidez e coragem pela abordagem que faz do já conhecido (e envergonhante) "Caso Sócras".
Tenho que me pronunciar também acerca do assunto. Então até travecos políticos temos agora no meio de nós ?!!!... Nunca pensei sofrer semelhante humilhação.
Que me perdoem, mas neste particular apoio as palavras do (já esquecido ex-auto-proposto presidente) Fil. Rua com os travecos, sejam eles políticos, sejam eles sexuais. Sejam até travecos político-sexuais.
Porti, manchaste a honra e a reputação dos lázaros, homens verticais e fieis a valores e à moral. Para casa podes sempre apanhar a nova via rápida, para lá chegares mais depressa.

Adiante.

A verdade é esta:

Cadê o mike pulga, que tanta dança já nos deu, agora assumido egoísta que se recusa até a apresentar aos lázaros jovens ninfetas em idade escolar ??

Cadê o lunetas de sol night e o seu bom humor sarcástico, apreciador de brancas com cola, conhecedor de boas músicas e de melhores cantigas, até a do engano ??

Cadê o ticas ex-machão, tipo de três exemplos (no mínimo) e de emocionantes histórias de embalar, paa além de representante fiel dos bebedores de dois dígitos ??

Cadê o zeca louis e a sua inigualável garganta funda, apreciador refinado de loirinhas, em conjugação com aprimorado conhecimento de excelsos néctares, das famílias absintius e ginius tónicalios ??

Cadê o tiço amigo de preto, aquele que outrora e na calada da noite comunicava cientificamente com o além, carimbador nato e recorrente de múltiplos cartões de consumo, para além de ex-brilhante consumidor de licor escocês com cola ??

Cadê o engenheiro, bebedor afamado e muito expressivo no passado, homem sempre de dois dígitos, ex-fiel do conceito da saída semanal dupla, agora convertido à religiosidade da Sra. da Agonia ??

Cadê o fil, figura pequena mas ancestral da comarca, ex-bebedor de gabarito, negociador nato nos dias que correm para comprar uma cela na sucursal do Carmelo a criar em Viana ??

Cadê o cabeças, ex-eximio bebedor de loirinhas, profundo conhecedor do fino bem tirado e pós-doutorado no efeito violento do uisqui no dia seguinte, hoje acantonado no tratamento, em ambiente fluvial, de geriatria animal canídea e estudioso da função das fossas sépticas na sociedade civil contemporânea ??

Cadê o pequenino, antigo ponta de lança renomado e incansável, homem das mil e uma noites, hoje convertido em pachorrento apreciador de chá, com personalidade infantil dedicada ao jogo do esconde ??

Restam poucos, muito poucos, a cumprir os designios de Láraro, nosso padroeiro, nosso amigo e nosso confidente. Nosso exemplo de virtude. E de vida !

Comigo na presidência, os verdadeiros combatentes chegarão a Santos.

Bem hajam !

1 Comments:

Blogger Nórdico said...

Isto sim é estofo de bastonário !

3/01/2005 12:56 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home